Nossas edições se encerraram no momento
Clique no botão abaixo e seja o primeiro a saber
Sobre
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera as plantas medicinais como importante instrumento de assistência farmacêutica, estima-se que 40% dos medicamentos atualmente disponíveis foram desenvolvidos a partir de fontes naturais. O Brasil possui a maior biodiversidade do planeta, associado a uma rica diversidade étnica e cultural, que detém valioso conhecimento popular e que permite o desenvolvimento de várias pesquisas envolvendo plantas medicinais e seus derivados.
O uso de plantas medicinais é milenar, entretanto, desde o início deste século, tem ocorrido um crescente interesse pelo estudo de espécies vegetais e seu uso tradicional em diferentes partes do mundo (Cheikhyoussef et al., 2011). A utilização de produtos naturais em busca do desenvolvimento de novos Fármacos, assim como,associações terapêuticas, tem incentivado a pesquisa por novos caminhos para o tratamento de enfermidades que acometem a população.
Acredita-se que 80% da população mundial já fizeram uso de plantas medicinais para alívios de desconfortos fisiológicos, e desses, aproximadamente 30% com indicações medicas. Os estudos revelam que 30 a 40% dos medicamentos utilizados pela população possuem como base algum precursor vegetal, sendo assim, as plantas representam uma ótima opção para descoberta de novos produtos antimicrobianos, com menor custo, menor toxicidade e maior acesso a população, O uso de plantas medicinais no tratamento e na cura de enfermidades é tão antigo quanto à espécie humana, assim, esse conhecimento representa muitas vezes, um recurso terapêutico para muitas comunidades e grupos étnicos e que não dispõem de acesso a outros tratamentos convencionais e disponíveis.
Organizadores
CENTRO INTEGRADO DE APOIO A PROJETOS EMPRESARIAIS - CIAPE
bruno@unipar.br
Mais informações
- Objetivos
Geral:
- Proporcionar um levantamento das principais plantas medicinais disponíveis para empregado e terapêutica.
Específico(s):
- Destacar as principais ações farmacológicas e efeitos terapêuticos de plantas medicinais e aromáticas de uso corrente.
- Metodologia
Teoria e prática.
- Público alvo
Alunos e profissionais em Farmácia, Biólogos, Odontólogos,Médicos, Médicos veterinários.